terça-feira, 6 de junho de 2017

Resumo da Manhã


Exmos. Senhores 

Venho por este meio efetuar uma reclamação sobre o péssimo atendimento na secretaria da escola XXX.
 
Tenho um filho a frequentar o 2.º ano na Escola XXXX. A semana passada ele trouxe para eu preencher um formulário das Medidas Municipais de Apoio. Este formulário devia ser entregue na secretaria até dia 2 de Junho, segundo a informação que estava na carta de rosto.

Dado que tive ausente, apenas hoje consegui entregar o questionário. Como na carta de rosto apenas dizia que devia ser entregue na secretaria, dirigi-me à mesma. 

Qual o meu espanto que quando chego lá a Sra. da receção (D. DDDDD) indica que o Apoio Social apenas funcionava das 14h-16h (2ª e 3ª) e  das 10h-13h (5ªe 6ª). Esta informação está na porta.

Ora como na informação não consta qualquer restrição de horário perguntei se podia falar com alguém na secretaria. 

Entrei na secretaria e a senhora do apoio social D. XXX XXX voltou a referir que só recebe os documentos nos horários afixados. Expliquei que na carta não referia horários e que não podia voltar ás 14h.

Como o aluno não é da escola onde é a secretaria e os horários apenas estão afixados na porta, como pretendia ela que eu soubesse qual o horário. Tentei explicar que era apenas para deixar os papeis que não podia voltar noutro dia. Alguém da secretaria ainda me disse que eu tinha direito às horas no trabalho para tratar de assuntos do meu filho.

É um facto que temos esse direito. Mas temos que tratar de vários assuntos relacionados com os nossos filhos, desde as consultas médicas, terapias, assunto relacionados com a escola e não tenho apenas um filho. Temos que multiplicar estes assuntos por dois. É aqui que entra o bom senso.

Ora se eu vou à secretaria e a pessoa que trata destes assuntos está lá porque não pode receber os meus documentos. Com a agravante que nas instruções não refere horário e sendo um aluno externo e sendo que os horários apenas estão afixados na porta como queria que eu "adivinhasse" horário.
 
Também considero que os horários são extremamente restritivos pois são mesmo a meio da jornada de trabalho. Não é assim que se facilita a vida aos munícipes.

 
Exaltei-me e pedi para falar com alguém responsável. Após muita conversa lá a Prof. xxxx aceitou receber os documentos.

Acredito que cada escola terá o seu modelo de organização, mas este não serve os interesses da criança, nem dos munícipes.
 

Será que recebe os documentos que levaria no máximo 5 minutos perturbaria assim tanto o funcionamento da secretaria?
 
Será mesmo necessário, exaltarmo-nos e gritarmos para que as coisas funcionem?

 
Sugiro que revejam o modelo de funcionamento das escolas, a comunicação entre escolas e CMS e a comunicação entre CMS e munícipe.
 

Aguardo uma explicação sobre este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário