sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fundamentalismo

Acho que hoje em dias as pessoas (mais as mães e mulheres em particular) são muito fundamentalistas. Vamos por partes ou temas:

1. Amamentação
Sou defensora acérrima, quis o destino que o 1º filho engordasse 50 gramas por semana, ainda hoje com 8 anos pesa 20 quilos, aos 4 meses abandonámos a amamentação por completo. Foi uma das minhas maiores frustrações.
Quis o destino que o 2º mamasse de horas a hora durante os primeiros 4 meses e engordasse bem e pegasse bem na mama e tudo e tudo. Mamou até aos 18 meses e tive que o desmamar porque tive um projeto fora do país. Com pena minha mas 18 meses de sucesso é uma boa marca.

Mas cada uma sabe de si e dos seus filhos. Mais vale um bebé com LA e uma família em equilíbrio do que um bebé com LM e uma família às aranhas e uma mãe triste e stressada.

2. Alimentação

Os meus comem de tudo, sopa a todas as refeições e sobre isto lá em casa não há discussão, mas é lá na MINHA casa.  Tento ter uma  alimentação saudável e equilibrada, os sumos, doces e fritos são a expeção mas também comem de vez em quando.
Tento fazer panquecas para os lanches que mando de casa para escola mas às vezes lá vão aquelas que se compram no supermercado. Não quero ser escrava da cozinha e com isso não ter tempo para eles. Raramente mando sumos, mas acontece num dia ou outro.

Conheço quem não compre nada e faça tudo em casa mas depois os filhos não comem sopa porque não gostam... e quando os filhos eram pequenos até davam papas para desenrascar mas esquecem destes detalhes!!

Lá está cada uma sabe de si e dos seus!

3. Novas tecnologias

Lá em casa só o pai tem tablet, pc já não usamos muito em casa e tlm só os adultos.
O mais novo, 4 anos, não está nem aí, o mais velho é viciado na TV (que não viu até os 3 anos). Tem uma PSP e uma wii (oferta do pai aos mais velho - 8 anos) que raramente são usadas.

Acho que são pequenos e tem tempo para estas coisas. Mas lá está, esta sou eu, quase todos os pais que eu conheço com filhos da idades do mais velho, os filhos tem tablet. Não critico mas olham para mim como se eu fosse um ET.

Ai e tal eu só como saudável e visto a marca xpto mas depois os miúdos só querem saber as tecnologias, onde está o equilíbrio? Será que lhe dermos boa comida tudo o resto não interessa?

Nós damos valor à vida de rua, às caminhadas, praia, bicicleta, bola, etc... tudo para que eles sejam crianças a fazer coisas de crianças.


4. Refeições
Lá em casa comemos todos juntos, eles tem que saber portar-se à mesa e tem que esperar um pelos outros. Falamos do nosso dia, pois não há TV na cozinha, nem lhe sinto a falta.

Ai e tal primeiro comem eles e depois nós, para comermos sossegados!! Se querem sossego não tenham filhos. Mas lá está resulta para essa família, então bom!!

Eu quero estes momentos e quero arrumar a cozinha de uma só vez para depois ter tempo para eles.

5. Sono
Aqui sou rígida às 9.30 tudo para cama. Mas antes da cama, é a história de boa noite.
Agora resolvi que como mais novo não gosta de TV, fazemos desenhos, puzzles e depois história e soninho. Quero ter tempo para eles e só para eles.
A seguir vou ter com o mais velho que ficou a ver TV e também lemos uma história. Antes da TV ele já fez alguma coisa da escola, todos os dias faz um pouco (5-10minutos de trabalhos da escola).

Mas mais uma vez, isto sou eu. Deitar miúdos às 23h não me parece saudável mesmo que só comam BIO.


FIM
Afinal e lendo o que escrevi até sou um pouco fundamentalista e rigída :( Faço é um esforço para não criticar os outros, pois só sabe o que vai no convento quem está lá dentro!






Sem comentários:

Enviar um comentário