segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dar ou não dar

Estive a ler este post
http://demeldemelao.blogspot.pt/2017/05/mais-uma-sobre-minha-mae-que-na-verdade.html

e dou por mim a pensar neste assunto, de dar ou não dar. Tive uma infância normal, sem abundância e sem carência mas a adolescência já não foi bem assim. Tínhamos que ser cautelosos com o dinheiro e por isso nem fui à minha viagem de finalista. Mas aceitei, acho que nem pedi. Faz parte da vida.

Hoje tenho uma boa condição financeira, muito boa até, mas não dou por "dá cá aquela palha". O mais novo ainda não pede. O mais velho no outro dizia que era o único do ATL que não tinha tablet, mas mais como uma constatação do que queixa.

Eles sabem e eu quero que saibam que temos prioridades, a casa, a comida e a escola. Depois vem o resto e temos que fazer opções, não podemos ter tudo o que vemos!!

Quero que eles aprendam a poupar para um objetivo. Podemos brincar ao ar livre, fazer caminhadas, ir à praia, ao jardim, ao parque, aos museus (de preferência no domingo em que não se paga), podemos conviver com os amigos e para isso não é preciso dinheiro.

O dinheiro depois de pagarmos as despesas, são para aqueles coisas que se pagam e que os enriquecem. Fomos ver a exposição das múmias no Pavilhão de Portugal, fomos ver a exposição do Cosmos em Belém, já fomos andar de teleférico, já fomos ao Palácio ver uma recreação do tempo dos reis.  Já fomos ao teatro e fazer pão com os amigos (atividades organizadas por mim para eles). Há sempre festa de anos para os amigos.
Por isso o dinheiro é para estes extras... e para as atividades fora da escola.

Os brinquedos só mesmo de vez em quando e quando o pai vêm de viagem.

Também gosto de lhes incutir o gosto por dar... é tão bom fazer os outros felizes!!!

Nós funcionamos assim, cada família sua dinâmica.


Sem comentários:

Enviar um comentário