sexta-feira, 30 de maio de 2014

Outra história, outro contexto mas um sentimento igual de ninguem fala...

http://paudecanelaementa.blogspot.pt/2014/05/pode-se-falar-de-infertilidade.html

Li e comentei, porque apesar de a minha situação ser diferente, senti e sinto o mesmo:

"Pois, eu não passei por nenhuma situação idêntica, mas passei por duas perdas. Antes de engravidar a primeira vez, achava que era simples, o casal decidia, fazia e 9 meses voilá... Não conhecia outra realizadade, ninguem fala dos insucesso, sejam eles quais for. Decidimos começar os treinos, engravidei, fiz a eco das 8 semanas, tudo ok, eco das 12 semanas e vi pela voz da médica que... perguntei o que se passava e ela disse-me que a gravidez não era viável. Ela começou a eco a dizer, aqui os braçinhos, aqui as perninhas, boa vitalidade, bons batimentos e fez uma pausa e disse "Marta temos aqui uma situação". Era um menino (soube depois) com anencefalia, que palavrão, que era aquilo... e continua dizendo que era uma indicação para interromper pois era um má formação incompativel com a vida, ficámos sem chão. Foi nesta altura que começei a ler mais sobre gravidez e foi nesta altura que percebi que as coisas podiam não ser tão fáceis. Foi também nesta altura que soube de casos de abortos espontaneos, perdas gestacionais tardias e todo um universo de que ninguem fala. Engravidei a segunda vez e tenho o meu T. Quisemos ir ao segundo e ao mentalizei-me que desta vez ia correr bem, afinal o raio não cai sempre no mesmo sitio. E não cai, o mesmo raio. Para resumir, eco das 8 semanas tudo ok. Às 10 semanas tinha um leve corrimento rosa nas cuecas, achei que não era nada, era tão discreto... Mas lá fui à urgência, sem batimentos cardiacos. Mais uma perda, diferente, mas mais uma. E ouvi o discurso que já me era tão familia, que estima-se que cerca de 20% das gravidez não são viáveis, que é a seleção natural. Mas onde andam esses 20% de mulheres pensava eu??? Escondidas? Como era aborto retido, tive que ser internada. Passaram os 3 meses que aconselham e voltamos a tentar (quando se quer não se desiste, enfrentam-se e ultrapassam-se as situações, pensámos nós). Engravidei, fiz a eco para datar a gravidez e tudo ok. Tinhamos férias marcadas e iamos de viagem. Ia levar o T a escola e ia médica mostrar eco, quando senti qq coisa, fui ao wc e tinha sangue, não discreto, como da outra vez. Desta vez parecia o oceano e ao andar parecia que estava a fazer xixi... Pensei já está, acabou! Fui às urgências e lá continuava o meu bebé e hoje cá está saudável e feliz.
Há percursos mais dificeis, que nos fazem ser mais lutadoras, que nos fazem enfrentar as adversidades de frente, que nos tornam mais unidos e que dão outro sabor às conquistas. E há muitos por aí mas as pessoas não falam, infelizmente. Eu também não ando a contar a minha história a torto e a direito mas conto para que saibam que não são as unicas e que podem falar comigo que eu compreendo.
Por isso força e como todas dizem nos comentários vais conseguir, mas isso tu sabes! Beijinhos"

Sem comentários:

Enviar um comentário