"Boa tarde,
Venho por este meio efectuar uma reclamação sobre o atendimento
na urgência geral, nomeadamente no atendimento na triagem e respectivos equipamentos.
Dirigi-me com o meu pai, XXXX (que se encontra
em internado em infeciologia, piso X, cama XX), à urgência geral no passado dia
11 de Outubro pelas 14h. Ele estava muito fraco, debilitado e com uma grande infeção
no olho.
Pedi ao segurança uma cadeira de rodas, pediu-me para procurar
na urgência, lá andei à procura e encontrei uma sem apoio para pés, de notar
que o meu pai não conseguia andar e muito menos levantar os pés.
Lá conseguimos chegar à urgência e a chamada para a triagem
até foi rápida. Na triagem expliquei à enfermeira que era doente oncológico e
que estava bastante debilitado. Referi, inclusive, que se vissem o ultimo hemograma
que fez no vosso hospital teriam a confirmação do que eu estava a dizer.
IGNORARAM TODAS AS MINHAS INFORMAÇõES! Não mediram tensão
arterial, não mediram febre, não perguntaram se tinha dores (a infeção no olho
era bastante grande), não fizeram o mínimo para o por confortável, NADA.
Anexo a foto do olho do meu pai para confirmarem o que aqui digo.
Atribuíram pulseira verde e disseram para ir para oftalmologia.
Sem ajuda de ninguém (a cadeira de rodas não tinha apoio para pés), porque
apesar de explicar a situação não deixaram a minha mãe entrar para ajudar.
Na oftalmologia tivemos mais de 3 horas à espera do médico, sem qualquer
informação. Com certeza o médico estaria noutra urgência, mas ninguém sabia dizer
nada. Além do meu pai, doente oncológico e bastante debilitado, estava uma
grávida e um menino com varicela.
Ao fim de tanto tempo, ele começou a sentir-se mal na cadeira.
Perguntei se o podíamos por numa maca. Houve uma auxiliar (ou enfermeira) que
nos arranjou uma maca, que não descia, nem travava. Agora expliquem-me como se
passa uma pessoa de uma cadeira de rodas para uma maca, nestas condições!?
Tivemos a sorte de ter alguns utentes/doentes à espera que
nos ajudaram. Uns travaram a maca e outros ajudaram-nos a pô-lo.
Penso que não é este o atendimento que se espera de um hospital.
Não é esta a falta de respeito pela pessoa, pelo doente. Posso até perceber a dificuldade nos meios mas o não ouvir as queixas, o não tentar colocar a pessoa confortável não é admissível. Penso que a pulseira verde também foi atribuída "à balda".
Se na triagem é para olhar e atribuir uma pulseira sem fazer mais nada, então é completamente desnecessária.
No SO e agora no internamento, excetuando a falta de higiene
e limpeza das instalações do 6.º piso, o atendimento, quer dos enfermeiros,
quer dos médicos ou restante pessoal é excelente.
Atentamente"
Não se pode deixar passar!! Nunca!!
ResponderEliminarAcredito que a critica e a reclamação sirvam para melhorar! E todos merecemos um SNS de e com qualidade :)
Eliminar