quarta-feira, 4 de abril de 2018

4 anos

O meu mais novo tem 4 anos e 7 meses. O mais velho quando o mais novo nasceu tinha 4 ano e 4 meses.

São estes marcos que me ajudam a lembrar como era o mais velho com a idade do mais novo.

O mais velho com 4 anos e 4 meses era um rapazito calmo, bem disposto, que conseguia cortar uma folha, pintar dentro de linhas, desenhar formas básicas, ajudar na preparação das refeições e já não falava como bebé. Mas não conseguia mandar uma bola a direito, andar de trotinete, despedir-se e vestir-se sozinho, entre outras coisas.

O mais novo com 4 anos e 7 meses já come sozinho há muito tempo, já se despe, consegue andar de bicicleta desde os 3 anos, consegue mandar uma bola direitinha, corre, salta e trepa com distinção.
Fala bem mas ainda há bebé. Faz muitas birras quando não tem o que quer. Não consegue pintar dentro dos riscos, cortar ainda lhe é difícil.

Dois filhos, dois irmãos e tão diferentes.

Se com o mais velho não tive dúvida na entrada para a escola primária, neste acho, mesmo com dois anos pela frente, que ele não está preparado. Gostava de um manter mais um ano na pré, a ver vamos.

Antes as crianças iam aos 6 anos para a escola mas eram mais maduros, para muitos a vida também não era fácil, e entravam mais cedo no mercado de trabalho.

Porque a pressa agora de entrar aos 6 anos, será que ainda faz sentido?

Sem comentários:

Enviar um comentário