terça-feira, 29 de maio de 2018

Entrada na Escola

Hoje em conversa aqui no trabalho uma colega dizia que não se devia reter as crianças na pré-primária.

Eu e outra somos da opinião contrária.

Estive a ler este texto, escrito por um pai psicólogo e é isto mesmo que eu penso:

https://nomedopai.blogs.sapo.pt/adiar-um-ano-a-entrada-no-primeiro-16202

Estamos sempre com pressa que os nossos filhos alcancem as metas destinadas à sua idade mas esquecemos-nos da tal frase "cada criança é uma criança"

Que diferença faz dar mais um ano de brincadeira e de amadurecimento à criança, bolas é apenas um ano numa vida toda de estudo e trabalho. É darmos-lhe a oportunidade para crescer livremente sem pressões, com tranquilidade, já não basta tudo o que vem depois.

Lá em casa não tenho pressa, não tento alfabetizar o mais novo só porque está a caminho dos 5. Se ele sabe os números e alguma letras é porque tem interesse em aprender e aprende por aí (escola, casa, colegas, irmão mais velho).

Com o mais velho e por ser apenas um trabalhei muito mais com ele e o facto é que ele tem uma boa bagagem mas quem gosta de saber, aprender, fazer por ele próprio, assim mesmo com vontade é o mais novo. O mais novo tem tido uma vida rica em experiências e isso dá-lhe um arcaboiço e vontade de aprender muito superior à do irmão.

Às vezes carrego a culpa que não trabalho tanto com o mais novo como fiz com o mais velho. Por trabalho entenda-se os trabalhos manuais, pinturas, colagens, plasticina, etc...

Mas o mais novo tem uma vida mais rica, desde passeios, atividades, vida no campo, saídas com amigos!

Às vezes sinto-me ansiosa para saber como será este na escola, se será bom aluno como o irmão, acho que esta ansiedade está diretamente relacionada com a culpa (a que a minha consciência sente). Mas lá no fundo sei que vai correr tudo bem e que sou uma sortuda :)

Sem comentários:

Enviar um comentário